Em tempos difíceis, que cada vez mais extremistas ganham espaço e voz, a população necessita lembrar o que de fato aconteceu no dia 1 de ...

Deus não gosta de torturadores

Por | 18:11:00 Deixe um comentário

Em tempos difíceis, que cada vez mais extremistas ganham espaço e voz, a população necessita lembrar o que de fato aconteceu no dia 1 de abril de 1964 e as consequências desse golpe para o Brasil

Definição de tortura: dor violenta que se inflige a alguém, sobretudo para lhe arrancar alguma revelação; suplício
Se Deus existe, definitivamente ele não tem um afago por torturadores.

Muito tem sido debatido sobre a Ditadura Militar x Comunismo. Os argumentos para as pessoas que defendem a ditadura partem do pressuposto de que, se não fossem os militares, os comunistas teriam imposto uma ditadura comunista.

Talvez de fato tivesse ocorrido, mas não necessariamente podemos prever de qual forma seria esse “imaginável” governo comunista e nem se teria força suficiente para governar (ainda mais por quase 20 anos).

Não podemos trabalhar com o discurso de que, se tivesse acontecido,eles salvaram o Brasil. Trabalhamos com o que de fato aconteceu, hora ou outra podemos fantasiar situações, mas no fim o que nos resta são os fatos. E a ditadura militar é a realidade que gostaríamos de esquecer.

A censura, a revogação de direitos civis e constitucionais, a opressão, o maquiamento e a manipulação dos fatos, o estouro da dívida externa, e claro, as torturas mancharam a história brasileira e trazem consequências até os dias atuais ao nosso país.

Vídeo que traz relatos de sobreviventes da ditadura. Pessoas comuns ou da revolução armada, que foram presos, torturados e vivem hoje com as marcas das lembranças

Outro ponto muito usado como argumento é que os revolucionários contra a ditadura eram terroristas e bandidos. São citados os assaltos a bancos, sequestros e assassinatos. Dilma Rousseff inclusive é condenada em páginas com teores mais extremistas, como terrorista do Brasil.

No vídeo, Ivan Seixas, conta detalhes sobre como participou da luta armada aos quinze anos. Seu pai era líder de uma rede revolucionária clandestina e, ao contrário do que é pregado em vários sites, ele não era combatente militar dos “comunas”, era um mecânico que se juntou com um torneiro e um topógrafo para enfrentar, com vários trabalhadores, os militares. Ao contrário do que “pensam”, os assaltos aos bancos não eram para enriquecimento próprio, era para ter onde dormir, o que comer e vestir.

Os famosos sequestros aos embaixadores internacionais serviam apenas como moeda de troca dos “companheiros” presos pelo regime militar.

É bom ressaltar também, que muitas pessoas eram presas sem ter praticado qualquer ação revolucionária ou ato considerado “subversivo”. Apenas por você ser familiar ou amigo de alguém que estava sendo procurado, você corria o risco de ser preso ou pior, levado à tortura para contar coisas que literalmente não sabia.

O site e-farsas publicou, recentemente, um texto sobre seis boatos desmentidos que envolvem a presidenta Dilma na internet, o sexto é sobre a suposta ficha criminal que a incrimina por assaltos, assassinatos, sequestros entre outros.

Vídeos reacionários como esse, contextualizam o “ódio” criado em torno de falsas notícias, como o assassinato do soldado Mário Kozel Filho. Em qual Dilma é acusada de fazer parte

A própria Folha de São Paulo se retratou sobre ter postado a suposta ficha criminal de Dilma.

É necessária a leitura e uma maior averiguação para tirar conclusões melhores. Não sou um defensor de Dilma presidenta, a informação trazida aqui independe do governo petista. Mas foca na questão dos militantes, artistas, “subversivos”, que sumiram, foram mortos ou apanharam por um longo tempo.

Esmiuçar esses detalhes nos transforma, a ponto de não cometermos os mesmos erros que cometemos no passado.

Uma pessoa me disse esses dias: “Vencer na vida deve ser mais ou menos o que aconteceu com a Dilma Rousseff no dia da posse. Você ser presa, torturada, humilhada e sabe lá o que mais aconteceu pelos militares, e quase 50 anos depois você receber a saudação da continência, que é o respeito e apreço superior dos mesmos.”.
Pessoal a ideia era trazer alguns dados e fazer resenha de três filmes sobre tortura para dar uma refrescada do quão ruim foi esse momento para o Brasil. Mas fui me aprofundando nas pesquisas, e descobrindo os relatos, uma coisa puxou a outra e acabei focando mais nessa desmistificação desses boatos que rolam na internet.

Vou indicar os filmes, mas sem as devidas resenhas, até porque são filmes conhecidos, mas que valem ser revistos para dar uma refrescada na memória. -

O que é isso, Companheiro? – 1997

O ano em que meus pais saíram de férias. – 2006

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial

0 comentários: